domingo, 15 de março de 2009

QR Code e Datamatrix (DM)

...adendo da matéria "Anarquivística Codificada"...

Os códigos Quick Response (QR) e Datamatrix (DM) permitem diversos usos, como publicidade nerd, acessibilidade móvel fazendo do celular um chave (ou chaveiro), etc.


Por esse blog ser pretensamente arquivótico, a equipe Anarquivística foi impelida a banalizar alguma utilização prática para esse códigos no âmbito dos arquivos. Na vasta experiência profissional e anti-profissional de todos os membros da equipe, um ou outro membro já se deparou com aquelas soluções de códigos de barra para identificação de caixas de documentos e as caras "etiquetas inteligentes" com leitura por rádio ou magnetismo. Os códigos QR e DM podem, com vantagem, substituir os códigos de barra, por serem capazes de acondicionar um maior conteúdo informacional e facilidade de leitura. Em arquivos, os códigos podem ser utilizados como formato lógico para descrições, permitir acesso remoto a um repositório ou banco de dados eletrônico em vias de facilitar trabalhos de pesquisa, atualização, ou qualquer outra coisa...

Quanto aos direitos (autorais) sobre o uso do código o site da desenvolvedora do código, a japonesa "Denso-Wave", o código QR é aberto para uso e sua patente não é praticada.

"QR Code is open in the sense that the specification of QR Code is disclosed and that the patent right owned by Denso Wave is not exercised."



"As possibilidades de uso são tão grandes quanto pudermos supor."

1 Comentário:

Anônimo disse...

eu pensei que fosse como o arquijaz, mas percebo que não é. Vejo uma ótima matéria, apesar do pequeno volume. Achei muito interessantes os códigos e as possibilidades que eles permitem...

Parabéns

  ©Template por Dicas Blogger. Modificado por Anarquivística.nerd

TOPO