sexta-feira, 6 de março de 2009

A prática de preservação

Todo mundo que almeja tornar-se um arquivista, arquiveiro, arquivo-man ou arquivo-woman se depara com o decisivo e conclusivo momento de entregar a monografia. Algumas escolas de Arquivologia, demonstrando preparo frente aos novos tempos, pedem que a monografia de conclusão de curso lhe seja entregue acompanhada de uma cópia em suporte ótico.

Com o intuito de averiguar como essas mídias óticas estão sendo preservadas, foi escolhida uma soberba Universidade Federal do RJ que, apesar de ainda não dispor de um programa de criação de repositório acadêmico, sob criteriosa supervisão da nata arquivística acolhida no seio institucional, trata de buscar a preservação das mídias que contém o fruto de quatro ou mais anos de dedicação docente e discente, o trabalho de conclusão de curso.

A Anarquivística, na qualidade de canal informático que lhe cabe, foi à sede da instituição escolhida descobrir como as monografias em suporte ótico estão sendo armazenadas e traz, em primeira mão, o resultado dessa investigação.

Dia 1:

Assim que a equipe AnArca dirigiu-se às vísceras da sede da instituição em busca do acervo ótico-midiático das monografias de conclusão de curso foi surpreendida pela pitoresca situação que pode ser apreciada em detalhes nos registros iconográficos abaixo:




Frente ao aparente desrespeito ao patrimônio acadêmico institucional de relevância capital, a equipe AnArca iniciou uma cruzada em busca de explicações e mártires em vias de tentar impedir a continuidade dessa degradação cíclica que vem acometendo o acervo.


Dia 2:


No segundo dia da investigação, ao pressionar funcionários dos mais altos graus hierárquicos, que ainda se dão ao trabalho de comparecer ao trabalho, a verdade emergiu como gases intestinais expelidos numa piscina. O odor sentido foi o da pós-modernidade conjugada às mais superlativas tecno-teorias de pós-custódia e multidisciplinaridade já postas num plano físico de existência.

A federante universidade analisada é a pioneira num modernoso programa de preservação de mídias óticas que está inserido no abrangente conceito de custódia estendia extra-arquivo, onde a disseminação do aspecto conceitual do documento em suporte ótico é garantida pela descrição manuscrita na superfície do CD-R.

3 Comentários:

Anônimo disse...

rs
precisamos disso na unirio!
rs

Anônimo disse...

HAHAHA...

Em SP a coisa não é muito diferente não. Nossos tcc´s são utilizados para 'calçar' as estantes meio 'capengas' da biblioteca!

Acesso à informação? Repositórios?

... é tudo lenda!

Anônimo disse...

faço biblioteconomia mas gostei
rs
bjos

  ©Template por Dicas Blogger. Modificado por Anarquivística.nerd

TOPO