domingo, 29 de março de 2009

Arquivoman

Ah esse bravo mundo novo, onde profissões são modificadas da noite para o dia na expectativa de que continuem a serem rentáveis...
Para o profissional de arquivo, a situação não é muito diferente. Arquivistas tentam fazer-se empregáveis valendo-se do caráter multi-disciplinar da profissão, ao aprender funções que complementam a arquivística, como informática e coleta seletiva de lixo. Visionários profissionais de arquivo, entretanto, ousaram tanto em tornarem-se atraentes ao mercado, que acabaram criando uma nova maneira de trabalhar que rendeu, inclusive, um novo nome para o profissional: “Arquivoman”.
Quem nunca viu em boates um barman praticando flair, que é a arte de fazer malabarismos enquanto se prepara e serve bebidas? O profissional Arquivoman uniu as chamativas manobras realizadas pelos ousados barmans ao digníssimo trabalho arquivístico, combinando a utilidade capital do afazer arquiveiro à apresentação malabarística do barman. Ao ser solicitado um documento, seja uma folha de papel ou um dossiê pesado, ele nunca chegará à mão do usuário de maneira previsível e monótona. De acordo com a filosofia dos Arquivomans, todo documento tem o direito de ser entregue ao seu solicitador de maneira espetacular, pois a primeira impressão é a que fica, e, se há algo que deve ser modificado na arquivística moderna é a formalidade, há de se dessacralizar o antiquado conceito de que respeito documental significa tornar os documentos objetos inatingíveis pela criatividade humana.

2 Comentários:

Luana - UNESP disse...

... e qto às 'Arquiwoman"? Classifica, avalia e ainda bate bolo??
Sensacional!!

Anarquivística.nerd disse...

Cara leitora,
A Arquivowoman (essa é a terminologia oficial) faz tudo o que você falou e possui também a indiscutível capacidade de gerar novos seres propensos à arquivística.

- O que seriam dos arquivoman sem as arquivowoman?

Os últimos da espécie!

  ©Template por Dicas Blogger. Modificado por Anarquivística.nerd

TOPO