terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Acesso livre 1

A equipe Anarquivística.nerd tem recebido inúmeras contribuições de artigos, o que tornou visível uma importante lacuna nesse processo de submissão de artigos: Deveria ter sido definido todo um padrão para submissão de contribuições, destacando as diretrizes para os autores, para que nos fossem enviados artigos seguindo certos padrões e formatações, e onde fossem esclarecidas questões acerca dos direitos autorais...
Motivado por esse desleixo editorial, foi realizado um "benchmarking" para saber como "periódicos padrão" coordenam a atividade de recebimento de artigos.
...

Mas antes, vamos relembrar ligeiras questões sobre o tema Acesso Livre nas palavras de Eloy Rodrigues:
Quanto à segunda estratégia definida pelo BOAI - Periódicos de acesso livre

"Sempre que o possam evitar, os autores não devem transferir os direitos exclusivos de publicação ou divulgação pública, em qualquer meio ou suporte, dos seus artigos (a maioria das revistas de Acesso Livre não exige essa transferência exclusiva). No mínimo, devem preservar o direito a auto-arquivar e dar acesso a uma cópia do seu trabalho no seu site pessoal ou institucional (como os repositórios institucionais."
Rodrigues, Eloy. Acesso livre ao conhecimento: Utopia ou realidade. 2004

Retomando o "benchmarking" feito, calhou de esbarrarmos com o tradicional e consistente periódico "Revista Ciência da Informação", do IBICT, donde extraímos o seguinte:

"Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do IBICT. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade".

Não é intenção deste post tentar denegrir ou deturpar qualquer imagem que exista sobre o renomado periódico que a revista é, entretanto, nos achamos no direito de tecer alguns comentários, sejam eles pertinentes, cabíveis ou não:

A Revista está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 License e é, sem dúvida, um grande exemplo de periódico de acesso grátis e irrestrito. Chega a ser paradoxal o conservadorismo de tomar como propriedade a obra submetida, de forma que subentende-se que fica vedado ao autor auto-arquivar o artigo que produzir, o que, do ponto de vista do acesso, é uma perda significativa, pois significa um ponto de luz a menos nesse universo em expansão, podendo caracterizar um prejuízo tanto ao autor quanto ao pesquisador - num hipotético e absurdo caso em que o pesquisador não encontre a revista do IBICT -

Já o periódico Arquivística.net, traz o seguinte:

"A submissão do texto por meio eletrônico implica a transferência de direitos exclusivos de publicação, por seis meses a partir da data de submissão. A partir da data do aceite para publicação, os direitos se entendem por mais outros seis meses. Ao publicar o texto, a revista se reserva o direito de manter o trabalho permanentemente disponível, permitindo-se ao autor, após os seis meses de exclusividade mencionados, a republicação, em quaisquer outros meios de divulgação, desde que mencionada a fonte original".

Uma sensível diferença.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Gostei do blog. template muito bem escolhido, muito bonito.

parabéns.

Anônimo disse...

Legal legal.
É continuação do arquijaz?/

  ©Template por Dicas Blogger. Modificado por Anarquivística.nerd

TOPO